Proposta Pedagógica

Creche Escola Ema e Beatriz

“Educando, Assistindo e Acolhendo”

 

“Quando a creche assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, seus agentes devem empenhar-se na elaboração de uma proposta para a realização desse objetivo. Essa proposta ganha força na construção de uma proposta político pedagógica.”

(Padilha 2002)

A CEEB, Creche Escola Ema e Beatriz, tem como objetivo a combinação entre socializar e educar, tendo como foco, o sucesso educacional de seus discentes no aspecto integral do ser – físico, psicológico, emocional, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Del. 15 p.2 art. 5º). Nosso público-alvo são as crianças de 4 meses à 5 anos e 11 meses à moradoras de comunidades carentes de nossa adjacência.

Discorrendo deste entender Louis Antoine de Ségur Charbonnieres mantém uma associação civil para fins não lucrativos voltada para a implementação, condução e coordenação de projeto social, sendo esta instituição seu primeiro projeto.

Partindo desses pressupostos pode-se afirmar que nossa proposta de educação exige um esforço transdisciplinar acompanhando o educando em seu desenvolvimento global.

Não obstante, nossa creche propõe-se a desenvolver uma educação de linha neo-humanista de forma democrática, participativa, criativa e responsável, estabelecendo uma relação intima entre o meio ambiente, o respeito a natureza, o mundo e o Universo.Neste sentido, nossa proposta fundamenta-se na construção de um conhecimento não pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, para que desse modo possamos realizar as adaptações necessárias, pois, como afirma Morin (2004.p 81): “Conhecer e pensar não é chegar a uma verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com as incertezas”.

Assim, a Creche Escola Ema e Beatriz compreende o conhecimento como um processo ativo e a escola deve como lugar onde educadores e comunidades possam, juntos, criarem uma pedagogia que permita aos discentes descobrir o mundo através de sua realidade, por isso não devemos nos ater a propostas curriculares universais que previamente reproduzem o saber dominante.

Dessa forma beneficiaremos 60 alunos no que concerne ao seu desenvolvimento e construção dos seus conhecimentos cumprindo as regras SME. Guiados por estas tessituras, para que este objetivo maior seja concretizado, definimos as seguintes metas educacionais:

– a construção de autonomia e cooperação

– o enfrentamento e a solução de problemas

– a responsabilidade e a criatividade

Para tanto nosso espaço foi projetado com a finalidade de estimular uma construção contínua o desenvolvimento da criança, de forma lúdica possibilitando assim o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências de cada aluno, compreendido por nós como cidadãos ativos que irão atuar efetivamente em nossa sociedade.

Endereço

Rua Esteves Junior, 33 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – CEP:22231-160

Telefones:
(21) 2558-7321
(21) 97926-0088

Como Chegar